Prática de xadrez estimula raciocínio lógico das crianças

Jogo trabalha também a criatividade, concentração, paciência e memória

Guilherme Chaves

Postado em 13/05/2022

O Instituto de Xadrez Cavalo-Marinho (IXCM) promove o xadrez no Novo Gama. Foto Israel Medeiros / IXCM

O que é uma atividade lúdica? Originada do latim ludos, que significa jogos e divertimento, uma atividade lúdica é uma prática que está relacionada a brincadeiras. Quando inseridas no contexto escolar, as atividades lúdicas podem ajudar no desenvolvimento de áreas que tradicionalmente não seriam muito trabalhadas, como empatia e autocontrole.

O xadrez é um jogo milenar que durante a pandemia teve um grande aumento na popularidade. A aplicação do xadrez como suporte pedagógico é algo que pode trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento da criança. O enxadrismo trabalha a criatividade, concentração, paciência, memória etc. Muitas escolas apoiam a inserção desse jogo em seus currículos, incluindo rede pública e privada. 

“Toda atividade da criança é muito relevante, no caso dos jogos coletivos e cooperativos também, são super interessantes porque a criança está ali socializando, desenvolvendo até mesmo a empatia, dependendo do jogo. O xadrez é muito legal, tem a questão do raciocínio matemático, o raciocínio lógico, um desenvolvimento de raciocínio muito sofisticado”, diz Marla Simonini, diretora-geral da Morada Montessori.

Instituto de Xadrez Cavalo-Marinho

Arte: Pedro Chaves

O IXCM é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que promove o xadrez. É um projeto social que almeja transformar vidas. Sob o slogan “Formando campeões para a vida!”, o instituto promove a inclusão social oferecendo, além do xadrez, ações de qualificação profissional para os pais das crianças, atividades esportivas, atividades culturais e de conscientização e um lanche para as crianças.

“Nós queremos, através do xadrez, buscar essas atividades como algo além dos tabuleiros. Nosso público alvo hoje são crianças, adolescentes e jovens que estão em situação de vulnerabilidade”, diz Israel Medeiros, presidente do IXCM.

O Instituto tem funcionamento todos os sábados das 9h às 13h na Biblioteca Municipal Wilson Gonçalves Lago Azul, no Novo Gama-GO.

Torneios

Existem vários torneios de xadrez no DF, um deles é o Festival Interescolar de Xadrez (FIX). Esse é um campeonato que começou em abril e tem seis etapas, sendo a última delas a “Etapa Rei”, que vai acontecer apenas no dia 26 de novembro de 2022. Os eventos vão se localizar em algumas escolas pelo DF como o Colégio Marista de Brasília, na Asa Sul, o Leonardo Da Vinci, em Taguatinga, entre outros.

Outro torneio previsto com o apoio da Secretaria da Educação (SEEDF) são os Jogos Escolares do Distrito Federal (JEDF), competição esportiva voltada para estudantes do ensino fundamental e médio  do DF. Os estudantes podem competir em uma lista de modalidades esportivas coletivas e individuais, sendo uma das individuais o xadrez. O calendário das modalidades individuais terão um calendário específico a ser anunciado.