Edifício no Conic registra queda nos casos de furto após implementação de botão de emergência

Desde abril, os casos de furto vêm diminuindo no edifício Boulevard do Centro. Até o momento, nenhuma ocorrência foi registrada no mês de maio

Julia Torrecillas

Postado em 22/05/2024

Após um mês da implementação de botões de emergência no edifício Boulevard do Centro como medida para aumentar a segurança na região, os resultados já podem ser perceptíveis. Segundo a Prefeitura do Conic, houve uma redução significativa nos casos de furtos desde então, com nenhuma ocorrência registrada no mês de maio nas lojas do edifício, até então. 

Os comerciantes do Edifício Boulevard do Centro compartilham esse sentimento de segurança: “Esses dias, dois indivíduos suspeitos entraram na loja, e graças ao botão, logo vieram dois seguranças averiguar. Isso traz uma grande segurança para mim quanto lojista, para minhas vendedoras, e até mesmo para os clientes”, comenta o comerciante de uma loja de jóias. Evelyn, proprietária de uma loja de eletrônicos, completa afirmando que o acesso aos vigilantes agora ficou mais fácil e rápido. De maneira geral, os empreendedores do edifício expressam otimismo quanto ao futuro.

A expectativa é que a medida deva trazer mais segurança para os lojistas e para aproximadamente 1,5 mil clientes que transitam pelo prédio diariamente. Segundo Flávia Portela, Prefeita do Conic e presidente do Conseg Brasília Centro, a segurança é o quesito que mais preocupa a Prefeitura atualmente. “Estamos sempre muito vulneráveis pela centralidade do Setor e pela proximidade com a Rodoviária do Plano Piloto. Muito já melhorou, mas continuamos aperfeiçoando mecanismos e nos aproximando com a Polícia Militar para ações conjuntas”, afirma. 

Novo sistema

No dia 9 de abril de 2024, o Setor de Diversões Sul, popularmente conhecido como Conic, implementou um novo sistema de segurança com botões de emergência distribuídos entre todos os 90 comerciantes do edifício Boulevard do Centro, um dos 13 prédios do complexo comercial e cultural brasiliense. A iniciativa é uma parceria entre o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Brasília Centro, Prefeitura do Conic e a PMDF.

Estes dispositivos permitem acionar um alarme silencioso que soa diretamente na Prefeitura do Conic e emite um alerta a todos os vigilantes do prédio. A depender do caso, o chamado pode ser encaminhado diretamente para o 6º Batalhão da Polícia Militar, localizado na Rodoviária do Plano Piloto. 

A PMDF confirma estar intensificando as ações de segurança no Conic por meio do emprego efetivo de policiamento ostensivo, e com a criação da Rede de Comércios Protegidos, facilitando a comunicação do público com a polícia e diminuindo o tempo de atendimento das ocorrências policiais. “O principal legado dessas ações é reduzir os índices criminais e aumentar a sensação de segurança no local. Entretanto, outras ações precisam ser levadas a efeito pelo poder público, especialmente, a revitalização dos espaços públicos internos do Conic”, ressalta o Tenente Coronel Rodrigo Silva Abadio, comandante do 6º Batalhão da PMDF.

PMDF intensifica presença no Conic. Créditos da foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Além dos botões de emergência, a área conta com mais de mil câmeras para monitoramento. A segurança foi reforçada com a introdução de um batalhão ciclístico, que oferece maior mobilidade e presença ostensiva. no local. A Prefeita Flávia Portela também menciona planos futuros para aprimorar ainda mais a segurança do complexo, como a proposta de criar um espaço de apoio para as forças policiais e o aumento do monitoramento através de câmeras e possivelmente drones. A prefeitura confirma já estar se empenhando para implementar os botões de emergência nos outros prédios comerciais do Conic.