Em um ano, mercado voltado para pets fatura 27% a mais

O preço, em média, de produtos do setor de “Pet Food” (alimentação de animais domésticos) teve aumento de 23,7%

Guilherme Chaves

Postado em 06/05/2022

Com a retomada das atividades presenciais, popularizou-se a atividade dos pet sitters, que são pessoas que funcionam como babás de pets.

O Brasil é o terceiro país com maior população total de animais de estimação. Segundo a pesquisa Radar Pet 2021 feita pela Comac (Comissão de Animais de Companhia), durante o isolamento social devido à pandemia de Covid-19 houve aumento de 30% no número de pets nos lares brasileiros. Esse aumento significativo impactou o mercado de pets de forma que, em 2021, o setor faturou R$51,7 bilhões no ano passado, aproximadamente 27% a mais que em 2020, conforme o IPB (Instituto Pet Brasil).

“Acredito que o aumento do número de animais está relacionado à solidão das pessoas, carência de afeto, com isso essa relação se tornou humanizada, os tornando membros de nossas famílias, nossos filhos, já que são seres amorosos quando cuidados com carinho. Esse respeito maior pela vida desses fez com que esse mercado de produtos pet e clínicas aumentassem para suprir essa demanda que não para de crescer e de surpreender a muitos”, diz Fernanda Rocha, médica veterinária.

Foi notado uma alta na inflação no segmento pet. De acordo com a pesquisa do IBGE para calcular a inflação oficial do país, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o preço, em média, de produtos do setor de “Pet Food” (alimentação de animais domésticos) teve aumento de 23,7%, número muito superior à inflação de alimento humano, que foi de 8,24%.

Um dos motivos para justificar a alta no preço do alimento foi o aumento do preço de ingredientes básicos, como arroz, soja, milho e principalmente as proteínas animais que apresentaram o maior aumento (160%). 

O mercado pet é segmentado em quatro principais áreas: “Pet Food”, “Pet Serv” (serviços de higiene e beleza) e “Pet Vet” (medicamentos veterinários). Sendo que dentre elas, a área com mais faturamento é a de “Pet Food”, com 73,9% do faturamento anual, de acordo com a  Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet)

Planos de saúde veterinários

Hoje em dia, os animais de estimação são considerados por muita gente como um membro da própria família. Então as pessoas são mais propensas a gastar mais dinheiro para que seu animal companheiro tenha saúde e qualidade de vida. Planos de saúde veterinários estão se popularizando nos dias atuais devido à elevação no número de adoções e compras de animais nos últimos anos.

Os planos servem para economizar com as despesas veterinárias e garantir que seu bicho de estimação será bem tratado em caso de emergência.

Com diversos tipos de planos que variam muito o valor, empresas prestam serviços que vão da simples consulta veterinária até procedimentos cirúrgicos mais complexos.