Escola de Pais quer aproximar as famílias do ambiente acadêmico

Escola pública no Núcleo Bandeirante defende a criação de vínculos de confiança e parceria

Eduarda Costa Ayres

Postado em 25/04/2022

Abertura do projeto Escola de Pais/Foto: Arquivo Pessoal

A Escola Classe 05 do Núcleo Bandeirante deu início em abril ao projeto Escola de Pais. O intuito é promover eventos, com momentos de informação, formação, conhecimento e reflexão junto às famílias dos estudantes.

Com o retorno às aulas presenciais, a escola sentiu a necessidade de acolher os pais. Pois, na maioria das vezes, eles chegavam à escola reativos por conta de eventuais dúvidas. E, diante deste amparo, será possível estabelecer vínculos de confiança e parceria. 

A ideia é trazer as famílias para conhecerem a escola na sua essência, visando desenvolver as potencialidades de cada estudante e por meio de projetos específicos trabalhar as fragilidades. “Nós percebemos que quanto mais a família participa, mais eficaz é o trabalho da escola. Pois, dessa forma, cada um se dedica mais às suas atribuições”, destaca a supervisora pedagógica da escola, Egivânia Gonçalves.    

Neste período de implementação, estão sendo discutidos ajustes para que o projeto tenha êxito. Inicialmente, o objetivo é realizar um encontro mensal, variando entre rodas de conversa somente com os pais e momentos em que os alunos estarão presentes, para eventuais apresentações. “Todo o planejamento para a realização dos encontros são pensados nas coletivas realizadas toda quarta-feira. Partimos das necessidades encontradas pela equipe, temas pertinentes e verificamos possíveis palestrantes para enriquecer o momento”, explica Egivânia. 

A equipe escolar se mostrou contente com os resultados do primeiro encontro. Apesar de não ter tido o comparecimento de todas as famílias, houve uma grande participação dos pais e interesse pelos assuntos abordados. A pretensão é alcançar as famílias que não tiveram a oportunidade de participar. Diante disso, estão pensando estratégias para atingir esse público, por exemplo, com o uso de folders, cartazes e publicações no instagram da escola. 

Relação entre escola e família

A parceria família e escola é de suma importância, visto que a educação escolar é diferente da familiar. Não há como uma substituir a outra, pois ambas são complementares. Por  isso, é crucial que essa relação seja de acolhimento, ajuda e aprendizado mútuo, com estratégias produtivas e eficazes para a educação das crianças. 

O advogado Pablo Vieira, 47, pai da estudante Sophia Costa, 9, que participou do primeiro encontro da Escola de Pais, achou a proposta desta união pertinente. “Acredito que essa aproximação – escola e família – vai ser bastante positiva. Com essa relação, podemos compartilhar os anseios e acompanhar o crescimento educacional dos nossos filhos”, diz.