Escolinha de Triathlon: projeto que educa e muda vidas

Na Ceilândia, instituto forma atletas e investe em cidadania

Fillipe Briner

Postado em 09/04/2024

Criada por um ex-triatleta olímpico, a Escolinha de Triathlon formando campeões, na Ceilândia, é um projeto educacional que desenvolve jovens como cidadãos e forma atletas de alto rendimento.

Juraci Moreira, ex-triatleta olímpico, idealizador e gestor do projeto, destaca o compromisso da escolinha. “Queremos transformar nossas crianças e jovens em verdadeiros campeões. Na vida, trabalhando como uma ferramenta no processo educacional, com base nos valores do esporte, e na atividade física como fonte de saúde e bem-estar. E, claro, como efeito ‘colateral’, formando talentos, pois muitos dos nossos alunos estão se encaminhando para o pré e alto rendimento”.

Professores e alunos aquecendo / Crédito das fotos: Neto Silva/Escolinha de Triathlon

O esporte pode ser a chave para a formação de cidadãos em diversos pontos, por exemplo, no desenvolvimento de princípios como o respeito, resiliência e humildade. Mas há outro fator poderoso que ele traz, a inclusão. A sua prática pode ser um instrumento de transformação social. 

“Esta é uma das nossas maiores lutas, pois é a partir do esporte que nossos alunos desenvolvem valores como respeito, disciplina, foco e tantos outros atributos que os auxiliam nas tarefas do dia a dia e que terão impacto no futuro. Com as atividades, mostramos como eles podem ser peças-chaves na construção de um mundo mais inclusivo e solidário, a fim de que mais pessoas tenham as mesmas oportunidades que eles”, ressalta Juraci. 

Vinícius Avi Sant´Ana, atleta da escolinha desde os 12 anos, conta como o esporte e o projeto mudaram sua vida. “O meu primeiro contato com triathlon foi por meio da escolinha. Com o esporte e o projeto, eu aprendi a ter disciplina. Hoje, eu me considero um atleta profissional, consigo viver e ajudar em casa. Encaro com certeza como minha profissão”.

Ele diz que desde o começo sempre teve apoio dos professores da escolinha. “A dedicação deles é o que me ajudou a chegar onde estou. Eu não tinha acesso a bicicleta, a piscina aquecida, a tênis e uniformes. Eunão teria verba para poder encarar os custos do esporte. Então, essa estrutura inicial foi muito importante para o meu desenvolvimento”, reforça Vinícius.

A Escolinha de Triathlon estimula o esporte como uma forma de desenvolvimento sustentável. Por isso, eles pretendem atingir os 17 objetivos que compõem a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). 

O projeto funciona como uma via de mão dupla para as empresas investidoras. No caso do núcleo de Ceilândia é a Brasal e Mills Locação, Serviços e Logística S.A. O instituto está alinhado ao ESG (Environmental, social and corporate governance), realizando as ações de desenvolvimento sustentável com as crianças e focando em vários temas como pobreza, nutrição, saúde, educação, água, saneamento básico e igualdade de gênero.

“Buscamos aplicar de forma lúdica e por meio de ações pontuais, a maior quantidade possível dos objetivos propostos pela ONU. Em Ceilândia, por exemplo, já realizamos ações voltadas à proteção do meio ambiente, com a montagem de maquetes com materiais reciclados, além do plantio de árvores nos entornos do Centro Olímpico”, diz o gestor do projeto. 

Juraci Moreira dando aula na escolinha de Ceilândia-DF / Crédito das fotos: Neto Silva/Escolinha de Triathlon

E acrescenta: “Também trabalhamos constantemente com ações pela igualdade de gênero, com vagas igualitárias para meninos e meninas. Tudo isso para que nossos pequenos triatletas sejam referências e ganhem a chance de realizarem os seus sonhos”.

A escolinha nasceu em Curitiba-PR, cidade natal de Juraci Moreira. Porém, hoje, ela está presente em 33 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Ceará e Pará. O instituto atende 1670 crianças e adolescentes de maneira gratuita. 

Juraci Moreira, foi um triatleta medalhista do pan-americano, hexacampeão brasileiro da modalidade e três vezes representante olímpico.

Algumas das conquistas de Vinícius Sant´Ana, aos 18 anos: título do Brasil Sprint Triathlon na categoria Junior em 2021, o primeiro lugar no Sul-americano de Rosário (ARG) 2022 e o terceiro lugar no Sul-americano de Santa Marta, na Colômbia, em 2023. 

Para mais informações da Escolinha de Triathlon: 

Site (http://escolinhadetriathlon.com)

Insta (https://www.instagram.com/escolinhadetriathlon/)

Youtube (https://www.youtube.com/@InstitutoEscolinhadeTriathlon)