Feiras do DF, onde várias culturas e sabores se misturam

Capital é um verdadeiro caldeirão de sabores, e as feiras de alimentos da cidade são uma pequena amostra disso, oferecendo uma variedade impressionante de comidas regionais e até internacionais

Roberto Rodrigo de Lima

Postado em 22/05/2024

Loja de produtos mineiros na Feira do Guará / Imagem Beto Lima

O Distrito Federal é composto em maioria por pessoas que vieram de diversos estados do país, com destaque para as regiões Nordeste, Norte e Sudeste. Estes migrantes trouxeram consigo uma característica singular de suas regiões: as feiras populares. A Feira do Guará, por exemplo, é um ponto de encontro não só para os moradores da cidade, mas para todas os moradores da capital, por reunir pessoas de várias partes do Brasil, tornando-se um local atraente para alimentação, compras de roupas, ou simplesmente para relaxar, tomar uma cerveja e saborear comidas de várias regiões.

As feiras permanentes de Brasília, atualmente, são destinos populares entre candangos e brasilienses, com destaque para as seções de alimentos com produtos de diversas regiões, como por exemplo a feira da Torre, que oferece artesanato e comidas típicas do Nordeste e de vários lugares do Brasil. Atualmente, existem 38 feiras no Distrito Federal segundo o Sindicato dos Feirantes de Brasília – Sindfeira.

Francisco Valdenir, que é presidente do Sindfeira, conta que atualmente está sendo desenvolvido um projeto juntamente  com o Senac e a Federação do Comércio para inserção das feiras do DF em roteiro turístico de Brasília, oferecendo a possibilidade dos turistas que passam pela capital visitar algumas feiras, como a Feira dos Importados, a Feira da Torre, a Feira do Guará, entre outras que oferecem uma grande diversidade de produtos do Brasil e do mundo. 

Sabores de todas as regiões

Loja de grãos e farinhas na Feira do Guará / Imagem Beto Lima

E para quem mora na capital, dá para contar ainda com a Feira do Ceasa e do Produtor em Ceilândia, onde os brasilienses compram verduras e hortaliças diretamente do produtor nas primeiras horas do dia. O chef de cozinha Carlos Magno fala que não tem lugar melhor para encontrar todos os tipos de alimentos frescos, que fazem toda diferença no sabor: “ Pra mim que prezo sempre pela qualidade do que sirvo nos meus restaurantes a Feira do Produtor é um dos melhores lugares de Brasília para encontrar uma variedade de alimentos de várias regiões do mundo, frescos e de qualidade, que é o verdadeiro segredo de uma boa comida”.

Presidente da Associação Feira do Guará, Cristiano Jales comenta sobre a pluralidade cultural que pode ser encontrada nas feiras da cidade:  “A Feira do Guará tem uma tradição de ser um ponto de encontro, pois as pessoas gostam de se reunir, seja no final de semana ou durante a semana. Dentro da feira, você encontra pessoas de vários locais do Brasil, incluindo fundadores que vieram de Minas Gerais, do Nordeste, de São Paulo e de outros locais.”

Por exemplo, uma das comidas mais típicas da Feira do Guará são as culinárias mineira e nordestina, embora o visitante também encontre pratos goianos como frango com quiabo e pequi, paraenses com o pato no tacacá, que é uma sopa com a folha da mandioca, o churrasco gaúcho assado na lenha, além do tradicional pastel da Feira do Guará conhecido pelo seu sabor, formato e tamanho.