Na rotina do fisiculturista “ganha quem erra menos”

Mais do que um esporte, o fisiculturismo exige autoconhecimento, força de vontade e disciplina para alcançar os objetivos necessários

Thalya Cunha

Postado em 06/04/2022

Conhecido como um dos maiores fisiculturistas do mundo, além de ser ator em Hollywood e ex político americano, Arnold Schwarzenegger popularizou também o fisiculturismo, após iniciar a sua trajetória no Mr. Olympia, competição internacional mais importante para a categoria, durante os anos 70. O ator, fisiculturista e ex-político levou o prêmio sete vezes.

Esporte que exige muita determinação e força de vontade, o fisiculturismo tem como objetivo desenvolver os músculos através da hipertrofia muscular e deixá-los mais definidos e simétricos. 

A ideia do esporte vai muito além da questão física e estética, exige autoconhecimento e um preparo mental para praticá-lo. Para o fisiculturista Jorge Presmic, que já o pratica como estilo de vida há sete anos, “é muito importante ter um treinador porque é um esporte que mexe muito com o psicológico. Muitos fisiculturistas não são acompanhados e adquirem uma doença psicológica chamada vigorexia, que é uma distorção da imagem muscular”, afirma ele.

Por ser um esporte muito individualizado, exige superação e foco, pois grande parte da rotina acontece apenas com o atleta e para o atleta. “Vejo que pessoas introspectivas se dão bem no fisiculturismo. Envolve muita solitude, você precisa gostar”, diz Jorge.

Alimentação 

O atleta que sempre admirou a prática de fisiculturismo, mas que no momento não se vê competindo, cita que há fases no esporte, e que a rotina de treino e alimentação são diferentes, mas não deixam de ser importantes e precisam do mesmo esforço. “Costumamos fazer a fase de bulking, que é ganho de massa muscular, e a fase de cutting, perda de gordura”, explica Jorge.

Para atingir os resultados necessários é preciso abdicar de alguns alimentos como doces, bebidas alcoólicas e gorduras ruins. É importante sempre estar atento às refeições. “Tenho hora para comer, hora para treinar e hora para dormir. Peso todos meus alimentos de acordo com a minha dieta”, complementa João Matheus, personal trainer e competidor.

A rotina na academia

Para João Matheus, fisiculturista desde os 21 anos, é preciso ter disciplina e foco, pois o mais difícil é viver para o esporte 24h por dia. Cada deslize influencia: “Ganha quem erra menos”, conclui o personal. 

Além da força de vontade diária, abdicação de alguns momentos para se tornar um bom atleta, o treino na academia é bastante intenso. É preciso trabalhar os músculos, tanto para uma questão estética, quanto simétrica, o que define isso é o momento do atleta no fisiculturismo. Os treinos costumam durar de 1h30 a 2 horas.

Para ambos os atletas, o principal requisito para ingressar nesse meio é gostar de praticá-lo, gostar de musculação, pois sem isso será muito difícil.

Para quem deseja entrar para o fisiculturismo, seja como competidor, seja como escolha de estilo de vida, é essencial ter um acompanhamento nas suas preparações. “Faço o trabalho de consultoria on-line, para atletas e não atletas de fisiculturismo. Agora tenho como objetivo conquistar o cartão profissional”, finaliza Matheus.