Número de adeptos do futevôlei cresceu 250% desde junho de 2020

Com aumento da procura por atividades ao ar livre, nova modalidade passou a ser a queridinha dos atletas amadores; dados são da CBFv – Confederação Brasileira de Futevôlei

Maria Eduarda Gonçalves

Postado em 31/03/2022

Pelo receio de frequentar locais fechados durante a pandemia, o futevôlei se tornou o queridinho em diversas cidades, com um aumento gradativo de praticantes. Além da vantagem de ser um esporte ao ar livre e aliviar o estresse do isolamento, traz diversos benefícios à saúde. Segundo a CBFv – Confederação Brasileira de Futevôlei, o número de adeptos do esporte aumentou 250% desde junho do ano passado.

O nutricionista, Vinícius Moreira, que pratica a modalidade, explica que é um esporte que ajuda a manter a saúde do organismo. “Melhora o sistema cardiovascular e muscular, além de ser ótimo para a coordenação motora. E se feito sob o sol, ajuda a manter os níveis de vitamina D”. Ele também ressalta sobre a importância de uma alimentação balanceada juntamente com os exercícios, pois se trata de uma atividade intensa e com um alto gasto calórico.

As atividades físicas estão plenamente ligadas à saúde, tanto física quanto mental. Praticar esportes e manter-se ativo colabora para uma vida saudável, que é de extrema importância durante a pandemia. Além disso, aumenta a produção de endorfina, o hormônio do prazer, essencial ao bem estar. A aluna da modalidade, Lorena Carvalho, de 20 anos, afirma que notou vários benefícios desde que começou a praticar o esporte. “Comecei durante a pandemia e faz uma enorme diferença no meu dia a dia, me sinto mais saudável e ativa”. Educadores físicos asseguram que a qualidade de vida aumenta e o corpo se beneficia diariamente, tudo isso ajuda a reduzir o estresse e aumentar a imunidade.

Regras do jogo são simples, semelhantes às do vôlei, mas só se usa pé, coxa, peito, cabeça e ombro

O Arena 61, localizado em Águas Claras, é um espaço que oferece aulas e quadras para a prática do futevôlei. Conta com um time especializado de educadores físicos que reforçam as vantagens do esporte. Dentre elas, a melhora na condição cardiorespiratória, condicionamento físico e saúde mental por ser um esporte coletivo e praticado em dupla. O proprietário, Igor Fellipe, afirma: “Somos referência em treinos de futevôlei em Brasília. Em outubro deste ano a Arena 61 já faz 4 anos de história”.

Esporte praticado com bola, em uma quadra de areia, dividida ao meio por uma rede, a competição é composta por dois (2×2), três (3×3) ou quatro (4×4) jogadores de cada lado da quadra. Mas oficialmente, só a primeira opção é válida. As regras do jogo são simples, semelhantes às do vôlei, mas só se usa pé, coxa, peito, cabeça e ombro. Nada de mãos e braços. 

É permitido um máximo de três toques na bola, podendo passar para o outro lado do campo, por cima da rede, de primeira, ou de segunda. A dica dos atletas que praticam para os iniciantes é que quanto mais tempo a bola estiver no ar, melhor. O jogo é disputado em sets (de 18 pontos, sem vantagem).

Praticar esportes e manter-se ativo colabora para uma vida saudável, que é de extrema importância durante a pandemia