Parkour: esporte volta à grande mídia com representação em novela da Globo

A prática do esporte melhora a coordenação motora e a autoconfiança

Guilherme Chaves

Postado em 10/06/2022

Esporte surgiu na França em meados de 1980 com David Belle, inspirado por seu pai, oficial da elite dos bombeiros Foto: UNSPLASH

Pela primeira vez nas novelas, Paulo Lessa vai interpretar um instrutor de parkour na nova novela da Globo Cara e Coragem, que estreou no fim de maio no horário das 19h. Com atuações de Paolla Oliveira e Marcelo Serrado, que vão encenar um casal de dublês, a novela promete muita ação e vai trazer como principal tema a coragem.

Coragem e parkour se relacionam diretamente, os atletas mais experientes do esporte são capazes de performar movimentos que para um iniciante seria de extremo perigo com a leveza e precisão necessária. 

Parkour, do francês parcours, que significa percurso, é um esporte de movimentação corporal em que a pessoa vai de um ponto a outro da maneira mais criativa possível, com saltos, giros, piruetas e rolamentos. É um esporte muito usado por dublês de filmes de luta e ação como os filmes de Jackie Chan e James Bond, que são grandes referências no parkour para o grande público.

A prática do parkour é benéfica como outros esportes, incentivando a socialização e pode ser praticado por pessoas de qualquer idade que tenham força de vontade e um par de tênis. É um esporte simples de praticar e se encontrar com os amigos para tentar subir um muro alto, tentar pular uma piscina ou até mesmo andar se equilibrando em um corrimão. Movimentos desafiadores que fazem a pessoa estar sempre buscando o auto-aperfeiçoamento. 

A representação na novela foi bem recebida pela comunidade do parkour. “Acredito que se bem representado a procura pela prática aumentará e todos serão beneficiados”, diz Danilo Reis, professor de parkour e praticante do esporte há 14 anos.

 Um dos treinos comuns é se movimentar em andaimes com acrobacias próximas às da ginástica

 O parkour pode ajudar de diversas formas. O exercício de escalar lugares e fazer longos pulos causa o fortalecimento de músculos importantes do abdômen, membros superiores e inferiores.

“O Parkour tem alguns diferenciais, além de ser uma prática completa, que trabalha sempre o corpo todo, também é desenvolvido a parte mental. O praticante aprende a ganhar confiança nas sua habilidades e técnicas e consegue lidar com o medo de forma segura”, afirma o professor.

Entre outros benefícios:

  • Bem-estar, elevando os níveis de dopamina, endorfina e serotonina;
  • Controle do corpo,
  • Melhora o sistema cardiorrespiratório,
  • Flexibilidade,
  • Conhecer os próprios limites,
  • Controla os níveis de glicose no sangue,
  • Ajuda no tratamento de vertigem, estresse, ansiedade e fobias.