Pesquisa da UnB investiga potencial do Ayahuasca para tratar dependência química

Equipe troca informações com grupos de outras instituições do país dedicadas a estudos similares

Ana Paula da Silva Gomes

Postado em 15/06/2022

Com o avanço da ciência e da tecnologia, os tratamentos para desordens psicológicas têm se tornado mais eficazes e sofisticados. Um novo estudo realizado por pesquisadores da UnB (Universidade de Brasília) visa encontrar um tratamento para dependência química através dos componentes da ayahuasca.

A ayahuasca é uma bebida ancestral utilizada por populações da Amazônia. O seu uso no contexto religioso começou na década de 1930, e tem aumentado bastante neste século, assim como o uso recreativo. A professora titular do curso de Ciências Farmacêuticas da UnB, Eloisa Caldas, diz que um pouco mais de 10 anos atrás eles perceberam que tinha pouca informação sobre o potencial tóxico dessa bebida, principalmente quando usada de maneira abusiva. Em 2009 foi iniciada a pesquisa. “No início do trabalho focamos no perfil toxicológico da ayahuasca, mas há uns 6 anos vimos que precisávamos investigar o potencial terapêutico da substância, principalmente no seu potencial para tratar dependência química, e também alguns espectros da depressão.”

Os projetos da UnB com ayahuasca começaram em 2009, e até o momento, seis alunos de mestrado e uma aluna de doutorado já defenderam suas teses com 7 artigos publicados.

Eloisa informa que a equipe está realizando dois estudos nessa área, e atualmente vão começar um novo, que envolve um aluno de doutorado e um aluno de mestrado, a fim de investigar mais profundamente o potencial da ayahuasca no tratamento da depressão, ainda utilizando o rato como modelo experimental. É comum vários grupos de pesquisa trabalharem com o mesmo assunto. Um dos envolvidos na pesquisa, Daniel Sousa diz que eles trocam informações e materiais, o objetivo é sempre fazer a ciência crescer em benefício da sociedade.

Ayahuasca

Segundo Daniel, a dose ritualística é segura, aproximadamente 200ml do chá para uma pessoa adulta. Mesmo assim as pessoas que tomam podem sentir ânsia, vômitos, dor abdominal, alucinações, pressão alta, entre outros. E as pessoas que extrapolam na dose podem sofrer fortes consequências, como convulsões.

A pesquisadora informa que as pessoas com desordens psicológicas devem tomar cuidado. “A única restrição para uso da bebida é para pessoas que já têm um desequilíbrio químico e pessoas que usam remédios tarja preta, pois a ayahuasca atua no mesmo sistema do cérebro que vários medicamentos.”

Segundo as lendas, a ideia de fundir o cipó jagube com as folhas da chacrona para criar o chá surgiu a partir de uma viagem astral de um líder xamã. Info: claudia.abril

A ayahuasca é um chá usado em rituais de limpeza de algumas religiões. O chá é feito com mistura de ervas amazônicas, que podem causar alterações da consciência por até 10 horas.