Pista de skate em Brasília reúne grande público

No Cruzeiro Novo, a Sukata Skatepark é conhecida por trazer uma nova perspectiva para moradores e esportistas

Vivian Rodrigues

Postado em 08/04/2024

O skate é um esporte que atrai pessoas de todas as idades e é muito conhecido por suas manobras radicais, o que desperta o interesse de muitos jovens e adultos. A Sukata Skatepark foi inaugurada há pelo menos um ano e se tornou o espaço favorito dos esportistas do DF.

As pistas com formato dinâmico possibilitam a execução de várias manobras diferentes, como as rampas de transição, que ficam dispostas no meio do circuito. Nela, o skatista projeta o corpo para a frente e faz movimentos de vai-e-vem. Há também outras manobras, como aéreo, corner e grind.

Sukata Skatepark é a favorita dos esportistas – Foto: Vívian Rdrigues

João Paulo Corrêa, 29, pratica o esporte há mais de 18 anos e se equilibra em uma prancha de rodinhas com maestria. Já participou de diversos campeonatos locais e também já competiu  nacionalmente. Além de lutar pelo reconhecimento, atua como professor na área há mais de três anos. 

Há muitas pistas espalhadas pelo Distrito Federal, mas muitas estão abandonadas, comenta João. ‘’Depois do boom das olímpiadas a galera começou a olhar mais pro skate, só que ainda falta muito incentivo. A Sukata, por exemplo, é a primeira pista profissional que existe por aqui’’. 

João Paulo Corrêa realiza manobra na pista de skate – Foto: Vívian Rodrigues

Luan Machado, de 25 anos, também skatista, conta que a pista é a mais bem preparada para atender às necessidades dos frequentadores. E que por outro lado, por falta de manutenção por parte da administração regional, muitos outros espaços que poderiam ser aproveitados estão se deteriorando por aí.

Paixão que une gerações

Fábio Daniel de Sousa Santos, 42, é pai do pequeno Saulo Daniel, de apenas 5 anos. Motivado pelo incentivo que veio de casa, Saulo sempre nutriu um grande amor por esportes radicais ‘’Ele já andou de patinete, bicicleta sem rodinha. Veio para a pista de skate e se adaptou muito bem’’.

‘’É muito melhor incentivá-los a praticar algum esporte do que permitir que se tornem escravos do celular’’, comentou. Para ele, a saúde reflete na mobilidade do corpo. Por isso, é importante investir na prática esportiva dos filhos.

Para ele,  Rayssa Leal, a Fadinha brasileira, é a grande responsável por trazer cada vez mais visibilidade ao esporte ‘’Depois das Olimpíadas, agregou bastante para o movimento. Antes, o público era certamente mais distinto. Hoje, vejo que o esporte é para todo mundo’’, afirmou.

Andar de skate é uma forma de se divertir e aliviar o stress, explicam os atletas. O que os motiva é a presença constante dos amigos e a liberdade de expressão presente no movimento. “As competições servem para trazer reconhecimento, mas nunca fomentar a rivalidade”, afirmou o professor João Paulo.

Pista Sukata Skatepark no Cruzeiro Novo, Brasília, DF – Foto: Vívian Rodrigues