Terapias alternativas ganham cada vez mais adeptos por não ter contraindicações
As terapias alternativas passaram a ser oferecidas pelo SUS como recursos complementares aos tratamentos convencionais
Postado em 21/04/2022
Diferente da tradicional, a medicina alternativa traz a execução do tratamento de doenças sem o uso de remédios no geral, sejam controlados ou antibióticos. A principal característica desta prática é que o tratamento está focado no doente e não no sintoma da doença e pode ser praticada por médicos, psicólogos, fisioterapeutas e enfermeiros. Um dos fundamentos é fazer um equilíbrio de energia nos pacientes.
Também chamada de medicina oriental, as terapias alternativas vêm ganhando cada vez mais adeptos por possuir uma ampla utilização, podendo ser uma boa maneira de se manter saudável e melhorar a qualidade de vida, já que demonstra resultados positivos contra o tabagismo, e também no tratamento de ansiedade, depressão, estresse e alergias. O Sistema Único de Saúde (SUS) passou a oferecer acupuntura, auriculoterapia e yoga como recursos complementares aos tratamentos convencionais.
Muitas pessoas estão dispostas a utilizar os métodos alternativos. O especialista em medicina chinesa, Ângelo Amaral, de 37 anos, explica sobre os benefícios do tratamento de acupuntura, que consiste na aplicação de agulhas na superfície corporal para tratar dores locais e doenças psicossomáticas, promovendo a saúde. “Os benefícios são inúmeros. Melhora a qualidade do sono, má digestão, dores locais, locomoção, além de diminuir o consumo dos remédios farmacêuticos”. O mesmo alega que possui retornos muito positivos nos tratamentos que executa em seus pacientes.
Outro exemplo é a ventosaterapia, no qual são utilizadas ventosas com o intuito de melhorar a circulação sanguínea em um determinado local do corpo. O especialista, Ângelo Amaral, também esclarece os benefícios da prática onde as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos. São excelentes para a melhora da dor muscular, já que a diferença de pressão causada pelo vácuo desloca a pele do músculo e aumenta a quantidade de sangue, tendo uma ação relaxante capaz de acalmar o corpo e a mente. Daniela Cavalcanti, paciente de ventosaterapia, afirma: “Ajuda muito com as lesões, as dores nas costas melhoraram de uma forma inexplicável.”
As práticas chinesas milenares auxiliam no tratamento de variadas patologias crônicas, ortopédicas e reumatológicas. Para determinar o melhor tratamento é necessário um diagnóstico, que parte de um trabalho individual e específico da saúde do paciente. São realizadas várias etapas de investigação que englobam observação, palpação e entrevistas com a pessoa. Um dos objetivos principais é entender o estilo de vida, hábitos do paciente e riscos de enfermidades para tratá-los adequadamente e da melhor forma possível.