Piloto de Kart se destaca no automobilismo brasiliense

Piloto de kart conta detalhes de como funciona sua rotina de treinos e seus objetivos

Amanda Sales

Postado em 07/12/2021

Para o piloto e estudante de engenharia automotiva, Davi Magalhães, sempre foi uma certeza estar no meio do automobilismo. Aos 19 anos, ele se prepara para competir no Campeonato Brasiliense de Kart. 

Com muito apoio de seus familiares, segue focado em evoluir para um campeonato nacional para que assim consiga patrocínios. Além de ter muita prática, o estudante enriquece seus conhecimentos dentro de seu curso e usa como ‘escola’ para aprender cada vez mais. Para saber um pouco mais sobre a rotina de treinos, Davi respondeu algumas perguntas.

 Como começou essa sua paixão por carros ?

Minha paixão por carros vem desde que eu sou pequeno, com os filmes e jogos acabei me apaixonado por carros. E a única certeza que eu tinha na minha vida era que eu queria ter contato com o automobilismo, eu só não tinha decidido como.

 Quando começou a treinar ?

De início, comecei a treinar com 8 anos de idade e fiquei assim por um tempo. Porém acabei tendo que largar por conta do financeiro que acabava pesando. Aí retornei para esse sonho na primeira oportunidade que tive, assim que entrei na UNB veio essa chance para começar a treinar novamente.

 Como funcionam os patrocínios para o kart?

É uma coisa muito complicada, o esporte envolve altos custos, aí não é toda empresa que está disposta a investir, ainda mais por não ser um esporte que tem muita visibilidade por ser uma categoria de base. Por enquanto, minha família arca com os meus custos. 

 Como funcionam os campeonatos? 

O campeonato é divido em etapas que são definidas no início do ano. Cada piloto tem sua equipe e seu próprio kart, e a organização de prova faz um sorteio de motores para que não haja muitas diferenças entre os pilotos. E aí em cada etapa, dependendo da sua classificação, ganhamos pontos e no final sai o vencedor.

 Qual é a sua maior dificuldade hoje?

Acho que se perguntar para qualquer cara do automobilismo, vai ser unanimidade a questão financeira. Acaba que a sua quantidade de treino semanal é definida pelo quanto você pode gastar com pneu, gasolina e própria manutenção do kart. 

Como você enxerga o seu futuro na corrida ?

Eu tenho algumas projeções, ano que vem pretendo competir em copas fora de Brasília. Talvez assim eu consiga chamar atenção de marcas e dessa forma criar parcerias. Estou focado nisso.

 Acha que por fazer engenharia automotiva você tem alguma vantagem sobre os outros pilotos ?

Acho que o dificulta muito no automobilismo é quando um engenheiro e o piloto não conseguem conversar, no próprio acerto do carro os dois precisam se entender. Ter essa visão de engenheiro, estudar técnicas de pilotagem e análise de dados e ter essa experiência na vida real me trás vantagens, consigo misturar as duas coisas e acho que isso só me ajuda.

Se você fosse dar uma dica para uma pessoa que quer começar a pilotar, qual você daria ?

Hoje em dia, está se desenvolvendo muitos campeonatos de kart rental que vocês alugam para se divertir. Essa categoria, não gasta muito. Acredito que  seria uma boa opção para a pessoa ter uma noção se é isso mesmo que ela quer e assim, partir para uma categoria profissional.

 Acha que existe alguma chance de ter uma ajuda financeira vinda do governo para esse esporte?

Por ser um esporte com um gasto muito alto, acho muito difícil de acontecer. Isso infelizmente faz a gente perder talentos por que acaba sendo muito dependente da sua situação financeira e do apoio ou não dos seus familiares.

 Como fazer para começar a treinar?

No kartódromo tem uma concessão dos boxes, aí você compra um kart e escolhe um box para deixar ele. Não é obrigatório deixar lá, mas acredito que seja melhor, logisticamente falando. Com isso você tem que pagar uma taxa mensal de manutenção de pista. E aí os outros custos todos, de pneu, limpeza são com você.

Como funciona o campeonato e quais são os seus  pré-requisitos?

Você precisa fazer uma carteira na CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), pagar uma anuidade. Com isso você consegue fazer seu registro nos campeonatos com sua matrícula e após isso só pagar as outras taxas.