Brasília sedia Campeonato Brasileiro de Squash em outubro

Com duração de 5 dias, o evento contará com a presença de atletas de mais de 15 estados brasileiros, além de alunos e profissionais; Academia Capital Squash Center foi o local escolhido para a edição de 2021

Ana Morbach

Postado em 06/09/2021

Atletas de todas as regiões do país terão Brasília como destino na 42° edição do Campeonato Brasileiro de Squash, com data marcada para 29 de outubro a 2 de novembro. Localizada no Setor de Clubes Sul, a academia Capital Squash Center será a sede do evento. O ambiente é considerado como o maior complexo de squash do Brasil, e contará com a participação de seus atletas juvenis e adultos no campeonato. 

Segundo Diego Bolzan, proprietário da academia, o evento terá uma média de 350 a 400 inscrições, podendo ser em duas modalidades, individual e duplas. O campeonato espera a presença de pelo menos 15 estados brasileiros e de atletas de todas as classes do esporte, sejam elas de cunho amador ou profissional. 

Com mais de 32 categorias de inscrição na modalidade individual, divididas por nível técnico e idade, e 3 categorias na modalidade de dupla, o regulamento oficial afirma que a inscrição poderá ser feita em dois períodos. O 1° lote é no valor de R$300,00 para aqueles que desejam competir em até duas categorias de 30/7 a 19/9. Já o 2° lote, no valor de R$350,00, ficará disponível de 20/9 a 17/10 também para atletas que desejam participar de duas categorias. 

Clique nos documentos:

Regulamento oficial 

Formulário de inscrição

Equipe de alunos da academia Capital Squash Center se empolga com os treinamentos/ Foto: Arquivo Pessoal

Expectativas 

Nas palavras de Diego, a academia está com tudo nos trilhos quando o assunto é preparação, tendo em vista que é necessário organizar o ambiente com novos equipamentos e prêmios necessários. Com a notícia de que a Capital receberia o maior evento de Squash do país, os preparativos começaram há mais de 2 meses. 

“Está tudo indo conforme planejado, eu me sinto muito feliz e orgulhoso do nosso espaço ser referência no esporte. Nossos professores e atletas estão todos muito ansiosos, animados e treinando bastante!” revela.

Também com as expectativas boas para o campeonato deste ano, o aluno e atleta da academia, Bruno Muniz, revela que voltou a treinar pesado nos últimos meses para ter foco total no evento. Em posição de amador de nível avançado, atualmente se encontra na 2º classe do esporte e já possui uma conquista no campeonato brasileiro na categoria de dupla juvenil. O atleta busca conquistar seu primeiro prêmio individual e afirma que a pressão psicológica pesa mais do que o treino físico.

“O campeonato exige um pouco mais dos atletas, então um dos principais desafios é com certeza a pressão psicológica, porque envolve a torcida, a disputa em si e tentar se superar e superar o adversário. Além de ganhar eu quero me superar”, comenta.

Atleta Bruno Muniz está empolgado com os treinamentos para o campeonato/ Foto: Arquivo Pessoal

Sobre o esporte  

O squash é um esporte praticado em quadra fechada, disputado por dois ou quatro jogadores, dependendo da modalidade. Nele os atletas utilizam raquetes e uma bola oca de borracha e alternam tacadas na parede frontal, onde são marcados os pontos. Na partida, o objetivo é dificultar a recepção para o outro jogador, assim, a bola deve bater uma vez no chão tocando nas laterais ou na parede do fundo. 

Veja algumas regras do Squash de acordo com o site Brasil Escola

  • As partidas podem variar de 3 ou 5 games, tempo que fica a critério da organização da competição. 
  • Cada game é disputado até chegar aos nove pontos. Em caso de empate, quem recebe a bola pode optar, informando ao árbitro e a seu adversário, se prefere que o jogo termine nos nove pontos ou se irá até a marca dos dez pontos

Academia conta com 4 quadras de Squash/ Foto: Arquivo Pessoal