Estiagem aumenta número de queimadas no DF

Apenas entre julho e setembro, mais de nove mil hectares foram atingidos por incêndios florestais.

Marcela Cunha

Postado em 01/10/2021

Todos os anos, o Distrito Federal passa pela estação da seca com grandes riscos de incêndios em áreas urbanas do cerrado. Apenas entre julho e setembro, dados do Corpo de Bombeiro revelam que 9.860 hectares foram devastados por incêndios florestais.

Desde o início do ano, as queimadas já atingiram uma área de cerca de 11.155 hectares. Os bombeiros atenderam, ao todo, 3.294 ocorrências, 2.426 atendimentos apenas no período de estiagem. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que, neste ano, foram identificados 124 focos de incêndio no DF.

Além dos baixos índices de umidade, o DF também enfrenta um período de altas temperaturas. Em vista disso, a Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) reiteram a necessidade de colaboração de todos. A queima de entulho e pontas de cigarros acesas jogadas na vegetação podem provocar graves incêndios.

A meteorologista Andrea Ramos, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esclarece a influência da seca no número de queimadas. “A baixa umidade junto com temperaturas altas e vento são fatores que favorecem as queimadas. Além da ação humana, temos folhas secas, galhos, que são propícios ao alastramento de incêndios”, diz a especialista.

Só no período de seca, o Corpo de Bombeiros realizou 2.426 atendimentos. Foto: Flickr/Luis Miguel Silva

Como ajudar?

Para denunciar crime ambiental ligue para o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), 162 ou pelo número 99351-5736, que também é WhatsApp, para acionar a Polícia Militar Ambiental.

Para ocorrência de incêndios florestais ligue para o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. Caso o fogo ocorra em uma Unidade de Conservação (UC), o Brasília Ambiental deve ser informado, por meio do telefone (61) 99224-7202, que funciona 24 horas.

O bombeiro do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), Giovani Oliveira, destaca a importância do contato com os profissionais. “Caso vejam ou presenciem focos de queimada, é importante que a população entre em contato com os Bombeiros e não tente conter os focos sozinhos, pode ser muito perigoso. Muitos querem conter o fogo sozinhos e acabam se queimando ou até piorando o foco. Entre em contato e espere a recomendação do profissional”.

O Brasília Ambiental coordena o trabalho de 150 brigadistas florestais que atuam nas UCs, entre os parques ecológicos e distritais, utilizados como forma de lazer pela população, e unidades de uso restrito, como reservas ecológicas.