Quatro alimentos que ajudam a diminuir sintomas da TPM

Entenda como eles atuam no organismo e o que evitar consumir nesse período do ciclo menstrual

Larissa Alves

Postado em 22/10/2021

Conviver com os sintomas da Tensão Pré-Menstrual é algo comum para a maioria das mulheres. Segundo dados recentes do Ministério da Saúde, pelo menos 80% das brasileiras sofrem com a TPM, que pode causar sintomas desagradáveis, como dores no corpo, cólica, inchaço, irritabilidade e sensibilidade. Nesse cenário, a alimentação adequada entra como grande aliada a medicações que aliviam essa situação.

Pelo menos 80% das brasileiras sofrem com a TPM, segundo o Ministério da Saúde. (Créditos: Unsplash)

A nutricionista comportamental, Gabrielle Gonçalves, explica que os alimentos auxiliam as mulheres durante o período pré-menstrual porque são capazes de modular algumas oscilações hormonais. “A cólica é causada por uma inflamação, e quando você consome alimentos anti-inflamatórios nesse período, a cólica tende a diminuir, assim como dor nos seios, dores de cabeça e sintomas nesse sentido”, esclarece Gabrielle. 

Para a graduanda do curso de Direito, Maria Eduarda Wagner, 24, esses mesmos sintomas são uma realidade desde quando começou a menstruar. “Eu comecei tomando medicações, só que de tanto eu ter insistido neles, acho que hoje já nem fazem mais efeito em mim”, compartilha. Maria também conta que já teve que ir ao hospital tomar medicação na veia, por conta das dores fortes, e não foi só uma vez. 

Ela confessa que não observa e cuida muito da própria alimentação quando o assunto é TPM. “Eu até tenho noção de que isso pode interferir, mas nesses momentos fica ainda mais difícil para mim não me jogar em doces para me sentir mais confortável, por exemplo”, comenta.

Portanto, confira a seguir alguns dos alimentos mencionados pela nutricionista, que podem auxiliar no período pré-menstrual.

Brócolis

O brócolis é rico em cálcio e magnésio, que ajudam a aumentar a produção de dopamina e serotonina. (Créditos: Unsplash)

Alimentos ricos em cálcio e magnésio são fundamentais nesse período. Eles ajudam a aumentar a produção de dopamina e serotonina, que são hormônios ligados a sensação de bem estar e prazer. “Além disso, são capazes de diminuir a retenção de líquido e melhorar a sensibilidade a alguns tipos de dor”, conta Gabrielle. Então, consumir uma quantidade mais elevada de vegetais verde escuro, como brócolis ou espinafre, pode ajudar bastante.

Azeite de oliva

O azeite de oliva é um dos alimentos ricos em vitamina E, sendo um antioxidante que ajuda com sintomas como cólicas menstruais. (Créditos: Unsplash)

Alimentos ricos em vitamina E, assim como o azeite de oliva e castanhas, são um potente antioxidante, o que ajuda a reduzir as  cólicas, então “também são bons alimentos para consumir nesse período”.

Chás

Para a nutricionista Gabrielle Gonçalves, chá de camomila, melissa ou valeriana podem melhorar questões de insônia e irritabilidade. (Créditos: Pixabay)

Para aquelas que têm insônia, ou que ficam extremamente irritadas durante esse período, chás podem ajudar bastante, tanto para induzir o sono, quanto para melhorar a questão do humor. “Chá de camomila, melissa ou valeriana podem te ajudar durante esse período. Além disso, chás diuréticos podem ajudar a aliviar um pouco a retenção de líquido, como o chá de cavalinha, hibisco, entre outros”, explica.

Chocolate

O chocolate possui um aminoácido chamado triptofano, que ajuda na produção de serotonina. (Créditos: Pixabay)

Alimentos que possuem o aminoácido chamado triptofano também fazem diferença durante a TPM, e o cacau, base do chocolate, é um deles. “Eu sempre gosto de brincar com minhas pacientes que chocolate é uma comida que te abraça, e que vai te trazer benefícios durante a TPM”, comenta a nutricionista. E isso acontece por dois motivos principais.

O primeiro é justamente porque o aminoácido presente é precursor de serotonina, conhecido como hormônio da felicidade. E o segundo motivo é que, nesse período, mulheres realmente tendem a buscar mais por alimentos doces. “Então, ao invés de descontar num alimento muito mais calórico, o chocolate entraria como uma boa opção”.

A estudante Maria Eduarda confirma essas informações quando conta que sente uma vontade muito forte de consumir chocolate nesse momento do ciclo menstrual. “Eu posso comer até uma barra inteira e me sentir bem. Não sabia que isso tinha uma explicação científica, mas agora meio que tudo faz sentido”.

Porém, Gabrielle destaca que é importante que esses chocolates sejam de uma porcentagem maior, idealmente acima de 60%, para garantir um nível elevado de teor de cacau.

O que não consumir

A nutricionista ainda dá dicas do que evitar durante o período pré-menstrual. “O ideal é diminuir o consumo de todos os alimentos inflamatórios, como presunto, peito de peru, ou alimentos ricos em sódio, ricos em gordura, como frituras, salgadinhos, e muitos outros”, explica. Evitar alimentos com grande quantidade de conservantes também é sempre uma boa opção, ainda mais nesse período.