5 estados brasileiros que mais recebem turistas durante a pandemia

Depois de cumprir o isolamento social, brasileiros buscam visitar familiares e viajar como forma de lazer

Vítor Bueno

Postado em 23/10/2021

Durante a pandemia da Covid-19, as pessoas tiveram que se manter dentro de casa e traçar a sua rotina semanal em poucos metros quadrados, além de manter a comunicação com os familiares via internet. A saudade bateu, a criatividade de se entreter em casa acabou e a vontade de conhecer novos lugares cresceu. Assim que ficou seguro sair de casa, com a chegada da vacina e a queda nos números de casos e mortes no Brasil, muitos procuraram visitar suas famílias em estados diferentes ou espairecer conhecendo novos lugares.

De acordo com dados do IBGE (explicar), atualizados em agosto de 2021, 86,5% das viagens foram por motivos pessoais, com visitas aos parentes liderando, seguido de perto por lazer, com 36,1% e 31,5% respectivamente. Os locais que possuem praias foram os mais procurados pelos turistas, principalmente, destinos no Nordeste brasileiro. 

O setor de turismo viu uma melhora a partir do avanço da vacinação. Hoje, 50% da população brasileira está totalmente imunizada contra o vírus da Covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde. “As medidas protetivas que as companhias aéreas tomam em relação ao uso de máscara nas aeronaves e uso constante do álcool em gel devem ser seguidas rigorosamente. A proteção é esta: viajar já estando vacinado e continuar seguindo os protocolos de proteção e higienização”, diz a agente de viagem Vanda Assen, 33 anos. 

Por isso, listamos os cinco estados brasileiros que mais receberam turistas no período de abril de 2020 a setembro de 2021, sincronizando informações do Ministério do Turismo e das companhias aéreas Latam e Azul. 

  1.  Santa Catarina – SC

O principal objetivo que leva os turistas a procurarem Santa Catarina como destino turístico são as maravilhosas praias de sua capital, Florianópolis. Vanda destaca praias que os turistas não podem deixar de visitar: “Todas as praias são lindíssimas, mas a Praia do Jurerê, Praia da Joaquina, Praia dos Ingleses e a Praia do Forte são uma excelente escolha para visita”.

Não só de praias vive Florianópolis, mas de festas badaladas também. Foi pensando nisso que a comissão de formatura, juntamente com os estudantes do terceiro ano do Colégio CEMTN – Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte, Distrito Federal, escolheu Florianópolis como destino para encerrar o ensino médio. “Eu espero me divertir nas festas e aproveitar minha formatura da melhor forma possível, afinal, é só uma vez que acontece. Quero ter lembranças boas do meu ensino médio, já que foi tão afetado pela pandemia ”, conta o estudante do colégio Leonardo Muniz, 18 anos.

Não é a primeira vez que Leonardo vai para o estado durante a pandemia. Em maio de 2021, ele e sua família passaram três dias no Parque Temático Beto Carrero, que fica a cerca de 120 km de Florianópolis. “Fui com a minha família. Já tínhamos ido algumas vezes, mas queríamos voltar por gostar muito do lugar. Pesquisamos certinho como o parque estaria no momento de pandemia, as medidas de segurança adotadas pelo parque e os casos da região, justamente para viajarmos de uma maneira mais segura”, destaca Leonardo. 

Além das praias de Florianópolis, Santa Catarina possui o mais famoso parque de diversão do Brasil, o Beto Carrero, aproveitado por Leonardo – Foto: Arquivo Pessoal
  1. Rio de Janeiro – RJ

A Cidade Maravilhosa não fica para trás quando o assunto é receber turistas. Os visitantes buscam belíssimas fotos aos pés do Cristo Redentor, com o Pão de Açúcar e o Corcovado ao fundo, além de andar de bondinho. Dona de praias de cenário de novela das nove, como a Praia de Copacabana, Leblon e Ipanema, o Rio de Janeiro é uma saída para aproveitar o sol durante o verão. 

Mas, em tempos de pandemia, com a necessidade de manter o distanciamento social, essas praias podem ser riscadas do roteiro. Como opção, Vanda aconselha a Praia da Barra da Tijuca pela beleza litorânea e a ausência de aglomeração, algo encontrado nas praias mais famosas da Zona Sul do Rio. 

Marianna Fraga, estudante de enfermagem de 20 anos, aproveitou o período de férias e a primeira queda dos casos de covid no Brasil, em janeiro de 2021, para visitar os avós e aproveitar as praias cariocas. “Alugamos um apartamento e só saímos para ir à praia. Sempre escolhemos os lugares e horários mais vazios da praia, não saímos para bares e restaurantes, foi só de casa para a praia e da praia para casa. Evitamos as praias mais badaladas. Escolhemos a Praia do Recreio dos Bandeirantes, justamente pela segurança”, salienta Marianna. 

Com os baixos casos de Covid-19 no final da primeira onda da doença, Marianna Fraga aproveitou para visitar os avós e pegar uma praia, no Rio de Janeiro – Foto: Arquivo Pessoal
  1. Bahia – BA

Não há tempo ruim para os baianos e nem para visitar a Bahia. Além de chamar atenção por um forte traço cultural vindo da gastronomia, a Bahia possui praias que caíram no gosto dos brasileiros. As praias e os pontos turísticos de Salvador estão sempre nas listas de “lugares para visitar” de qualquer brasileiro. Como forma de inovar nas férias no estado, orienta-se a hospedagem em resorts, até como forma de evitar aglomerações. 

Mas não só Salvador se destaca na Bahia. Porto Seguro recebeu, em 2019, o maior número de visitantes já registrado, cerca de 1,8 milhão de pessoas, segundo dados da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). Luana Coutinho, 24 anos, e seu marido escolheram passar a lua de mel no distrito de Arraial D’Ajuda, no final de agosto de 2021, após o casal já estar 100% vacinado. 

“Nós tínhamos essa data para viajar. O que foi determinante para a escolha foi se teríamos mais dias de sol para aproveitarmos as praias. Quanto mais perto da data de ir, mais pesquisamos sobre como estava a taxa de transmissão, se estava minimamente seguro e se os lugares já estavam abrindo na região”, conta Luana. 

Porto Seguro recebeu o incrível número de 1,8 milhão de pessoa em 2019 – Foto: Agência Brasil
  1. Pernambuco – PE

Não tem jeito, o brasileiro gosta e tem orgulho de suas praias. Porto de Galinhas, a 50 km de distância da capital de Pernambuco, Recife, é o lugar do estado que mais recebe visitantes admirados pelas belezas naturais da região. Assim como a Bahia, recomenda-se a hospedagem em resorts, para evitar transtornos de aglomeração e aproveitar melhor a experiência nesse lugar maravilhoso. 

Anaide Vilela, 48 anos, escolheu o destino para passar as férias com o marido, em fevereiro de 2021. “Pesquisamos muito, além dos lugares, das paisagens, a segurança do local que escolhemos para passar as férias neste período de pandemia. A viagem em si foi muito tranquila e muito segura, seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pela Organização Mundial da Saúde e da companhia aérea”, fala. 

Anaide Vilela aproveitou as férias para passar com o marido no litoral de Pernambuco – Foto: Arquivo Pessoal
  1. Rio Grande Do Sul – RS

Diferentemente dos destinos anteriores, o Rio Grande do Sul não se destaca pela sua faixa litorânea, pelo contrário, se sobressai no frio da Serra Gaúcha. Gramado é a cidade que sustenta o turismo do estado, principalmente com seu evento anual Natal Luz, em que a cidade é enfeitada com pisca-piscas, guirlandas e enfeites natalinos, trazendo um ar europeu para o Brasil. Em 2021, a cidade receberá o evento de 28 de outubro de 2021 a 30 de janeiro de 2022.

“Abre a temporada do Natal Luz. É o que está sendo mais procurado atualmente, por isso, é essencial seguir as medidas de segurança. Está bombando as vendas para o evento”, enfatiza a agente de seguros. 

Além de desfrutar a magia do Natal, os turistas podem aproveitar um passeio pela rua mais famosa da cidade, a Borges de Medeiros, que abriga pontos turísticos famosos como a Paróquia de São Pedro, a Rua Coberta e a Rua Torta, visitar a cidade vizinha, Canela, e desfrutar do que a cidade tem de melhor: a gastronomia. As galeterias e as pizzarias temáticas são ótimas para levar a família, mas, se preferir um programa a dois, em um dos diversos restaurantes da Borges de Medeiros, pode-se tomar um vinho acompanhado de um fondue. 

A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, é conhecida pelas baixas temperaturas e por ser uma cidade linda durante o natal – Foto: Agência Brasil

Viajar tem sido um ótimo desafogo para todos durante a pandemia, mas, lembrar que ainda estamos passando por um momento difícil é necessário. Mesmo com grande parte da população brasileira vacinada e a abertura das fronteiras, é preciso continuar se cuidando e seguir, sempre, as orientações de higiene da sua cidade e dos lugares a serem visitados.