Aumento da vacinação reaquece turismo nacional e internacional

Segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), os destinos mais procurados são as praias do Nordeste.

Vitória Alice Silva

Postado em 19/09/2021

Com o início da pandemia do novo coronavírus e as normas de isolamento social impostas pela Organização da Saúde (OMS) e, consequentemente, a baixa nas viagens nacionais e internacionais, o mercado de turismo sofreu um grande impacto em 2020. Contudo, com o avanço da vacinação mundial, a previsão é que até o fim de 2021 ocorra uma alta no turismo, sobretudo em destinos nacionais. 

Conforme dados repassados pela assessoria de imprensa da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), há claramente um aumento na demanda por viagens pelo público já vacinado. Após fazer uma análise com pelo menos 2 mil agências de viagens brasileiras, a associação apurou que foi registrado um aumento na procura de viagens pelos meses de setembro a novembro de 2021. A expectativa é fechar 2021 com pelo menos 70% do faturamento de 2019, no período pré pandemia.  

O principal destino dos turistas é o Nordeste: Natal, Maceió, Porto Seguro, Salvador, Fortaleza e Recife estão nos planos de quem pretende viajar nos próximos meses. As agências têm identificado como principal mudança no comportamento do consumidor a maior procura por locais que seguem com mais rigor os protocolos de segurança contra a transmissão do vírus, como os resorts em sistema all inclusive – que oferecem pacotes com alimentação e lazer inclusos.

A expectativa é que as vendas de 2021 se equiparem a 70% das vendas de 2019 | Foto: Unsplash

No cenário internacional, sobressaem os destinos com menos restrições ou já abertos para brasileiros vacinados, como Dubai, México e Maldivas e mais recentemente Suíça, França, Portugal, Espanha e Canadá. 

Após quase dois anos em casa, a publicitária e influencer Cristiane Coimbra, 34 anos, viajou com a família para Maceió no último mês de julho. Cristiane conta que só se sentiu segura para sair em uma viagem de lazer depois que ela e o marido foram devidamente imunizados. “Foi incrível poder sentir essa emoção novamente, amamos viajar e ficamos quase dois anos sem fazê-lo”. E a primeira viagem foi marcante, principalmente para as crianças. Cristiane compartilha que a animação foi grande desde o momento que entraram no avião e partiram para as praias. “Foi necessário para gente aproveitar uns dias sem o peso da pandemia, apesar de termos mantido todos os cuidados”. 

Passaporte de vacinação

Na última semana, o governo do Rio de Janeiro decretou a obrigatoriedade da apresentação do Passaporte de Vacinação para cariocas e turistas entre 40 e 49 anos, a partir de 1º de outubro. Segundo o prefeito Eduardo Paes (PSD), a medida é uma preparação para a abertura do município. O “passaporte” consiste na apresentação de um comprovante da aplicação da 2a dose da vacina contra a Covid-19 para frequentar academias de ginásticas, piscinas, teatros, cinemas e pontos turísticos, entre outros. A comprovação pode ser feita por meio do certificado digital emitido pelo aplicativo Conecte SUS ou com a apresentação da caderneta de vacinação.