Cinco opções de lazer em Uberlândia

Com famílias em busca de atividades de lazer durante a pandemia, Uberlândia se destaca com seus pontos turísticos ao ar livre

Julia Evelyn

Postado em 13/09/2021

Como consequência da pandemia da Covid-19, o isolamento social limitou o lazer em família a quatro paredes. Como alternativa, as pessoas passaram a realizar atividades ao ar livre, por ser o ambiente mais recomendado para circulação pelos órgãos da saúde. 

A cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, que fica a 544 km da capital mineira e 422 km de Brasília, possui diversos atrativos naturais, como parques, praças e cachoeiras que servem como local de fuga para os moradores da região e entorno. Levando isso em consideração, é válido destacar uma lista de cinco lugares na cidade para um passeio ao ar livre em família de maneira segura.

A circulação na pista de caminhada é somente permitida no sentido anti-horário, já na ciclofaixa no sentido horário.

1. Parque do Sabiá 

O parque do Sabiá é um dos principais pontos turísticos de Uberlândia. Com 1,8 milhões de m², possui grande diversidade de atividades de lazer e esportes ao ar livre para pessoas de todas as idades. Sua entrada é gratuita e o funcionamento durante a pandemia é das 6h às 20h de segunda à sábado, e das 6h às 18h aos domingos e feriados.  

Dentre as atividades liberadas durante a pandemia possui o Mundo da Criança, onde os filhos podem aproveitar diferentes brinquedos enquanto os pais se exercitam nos 5.100m da pista de caminhada ou utilizam a pista de ciclismo da Transitolândia. O parque ainda conta com o Arena Park, que possui quadras liberadas ao público que desejar praticar atividades esportivas, pista de skate, três academias populares, quadras de areia e o pedalinho, onde os visitantes apreciam um passeio por dentro da represa. 

De acordo com a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (FUTEL), como medidas de prevenção para evitar o contágio do coronavírus, a circulação de caminhada e corrida é permitida somente em sentido anti-horário. O uso de máscara é obrigatório durante o período de permanência e prática de atividade no Parque, o distanciamento mínimo é de 2 metros e as portarias dispõem de álcool em gel 70% para a higienização das mãos. 

2. Parque da Gávea

O parque traz uma temática singular, possui brinquedos infantis inspirados na tabela periódica e caminhadas representando o sistema solar.  Apesar de possuir tal diversidade de atividades no parque, durante a pandemia o acesso está restrito apenas a caminhadas. Mesmo assim, a diversão está garantida na Trilha Astronômica. A caminhada possui 1,5 km de extensão, e em sua dinâmica cada quilômetro percorrido da trilha representa 3 bilhões de quilômetros no espaço sideral. Isso significa que ao andar os 1,5 km, indo das esculturas do Sol a Netuno dispostas no decorrer da caminhada, os visitantes teriam atravessado 4,5 bilhões de quilômetros no sistema solar. Além disso, cada centímetro do diâmetro das esculturas dos planetas na trilha equivale a 700 km do sistema solar real. 

Segundo informações cedidas por Sirlene Mautone, da diretoria de Parques e Biodiversidade, o Parque Gávea está aberto de terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 7 às 18 horas. A entrada é gratuita e permitida para crianças de todas as idades, considerando que, para os menores de 15 anos, devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Porém, o uso do parquinho infantil está restrito, bem como a visitação na área do Museu DICA – parceria com o Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia. Além disso, o uso de máscara é obrigatório. 

3. Parque Linear Rio Uberabinha 

Para quem quer se exercitar, ou fazer um passeio com a família ao ar livre em diferentes horários, o Parque Linear Rio Uberabinha é um ótimo destino. Situado na zona urbana, no bairro Jaraguá, às margens do rio Uberabinha, o local conta com uma área de mais de 90 mil metros quadrados. Por ser um parque aberto, a entrada é livre e não possui horários nem restrições de entrada. No entanto, durante a pandemia é recomendado o uso de máscara. 

Recém revitalizado, o parque possui academia popular, uma ciclovia de 1 km e ainda conta com um rio que o atravessa. Para caminhadas ao ar livre, o ambiente dispõe de uma calçada de quase 2 mil metros. Durante os períodos de primavera, o parque apresenta belas paisagens de área verde. Na ponte que atravessa o rio pode-se contemplar a beleza das águas e a vegetação. 

4. Parque Linear Córrego Lagoinha 

O Parque Linear Córrego Lagoinha, localizado na avenida Antônio Francisco Lisboa, no bairro Jardim Inconfidência (conhecido como Cachoeirinha), possui uma bela paisagem por ser envolto de uma cachoeira. Oferecendo lazer 24h por dia para a comunidade, seus 34 mil m², disponibilizam opções de entretenimento como pista de caminhada, ciclovia, academia popular, parque infantil e uma ponte que dá vista privilegiada à cachoeira. Para melhor convívio durante a pandemia, é recomendado o uso de máscara ao realizar os trajetos. 

5. Praça Sérgio Pacheco 

Para garantir a diversão da criançada, a Praça Sérgio Pacheco é uma excelente opção para um programa em família. Dispondo de uma pista de caminhada, brinquedos infantis na areia, pista de skate, quadras esportivas, academia ao ar livre e feiras aos finais de semana, é um local em que a segurança e conforto dos frequentadores são priorizados, possuindo patrulha policial na praça, junta militar, iluminação, bancos, arborização e acessibilidade. 

A Secretaria Municipal de Governo e Comunicação de Uberlândia informou que por ser um espaço público, não tem horário pré-determinado para abrir ou fechar. Somente os banheiros têm horário de funcionamento, das 7h às 19h. A entrada de crianças só é permitida com o acompanhamento dos responsáveis. Além disso, conforme orientações do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, o uso de máscara de proteção e distanciamento social são obrigatórios.