Atendimento de clientes ganha reforço com inteligência artificial

IA oferece personalização com base no tratamento dos dados coletados de cada usuário, ampliando assim o controle e o poder de influência

Maria Eduarda Freitas Rocha

Postado em 22/04/2025

Cada dia mais a inteligência artificial tem se tornado parte fundamental da rotina de pessoas e empresas. De acordo com um levantamento da DataHorizzon Research, o mercado de
chatbot ao redor do mundo foi avaliado em US$4,5 bilhões em 2022 e deve chegar a US$32,4 bilhões até 2032. Foi observando essa expansão que Gustavo Rocha e Gustavo Rodrigues decidiram criar a Merkuria, empresa que visa a aplicação de diferentes tecnologias nos mais diversos setores.

Os jovens brasilienses se uniram em 2023 com o propósito de aplicar seus conhecimentos em comunicação no cotidiano de empresas, facilitando o atendimento dos clientes por meio do uso de IA. “A ideia surgiu quando percebemos como a inteligência artificial facilitava os processos na empresa de marketing onde trabalhávamos”, destaca Gustavo Rocha.

Reunião de alinhamento da Merkuria. Foto: Maria Rocha

O nicho de clientes da empresa é diverso, mas possuem características em comum. “O público que mais busca a Merkuria são as empresas que têm processos repetitivos que podem ser automatizados. Muitas empresas também não sabem em quais processos podem introduzir a IA internamente, mas, por conhecerem o poder da ferramenta, se interessam muito pelo produto”, explica Gustavo Rodrigues.

O futuro da inteligência artificial é certo: cada vez mais haverá avanços e inovações.“Veremos um aumento nos atendimentos realizados por IA, impulsionado pela personalização que ela é capaz de oferecer com base no tratamento dos dados coletados de cada usuário, ampliando assim o controle e o poder de influência sobre clientes, compradores, entre outros”, acrescenta Gustavo Rocha.

Uso de inteligência artificial pela Merkuria facilita atendimentos. Foto: Maria Rocha

A praticidade hoje é fundamental para um bom atendimento; afinal, a espera pode gerar estresse para um cliente com um problema simples, mas que tem pressa. Foi pensando nisso que Moritz Neto, empresário fundador da Unfair Advantage, grupo de marcas de e-commerce, decidiu inserir a inteligência artificial no cotidiano de sua empresa.

“Antes, muitas empresas perdiam vendas porque não conseguiam responder e-mails e mensagens no whatsapp a tempo ou manter um retorno consistente. Com a IA, o tempo de resposta é imediato, o atendimento é contínuo e nenhuma mensagem é esquecida. Isso cria um relacionamento mais ágil e eficiente, onde o cliente sempre encontra a resposta que precisa no momento certo”, afirma Moritz. 

Gustavo Rocha afirma que esse é o sentimento de vários clientes, mesmo os que começam desconfiados. “Mas com o tempo percebem o quanto valeu a pena ter esse produto em mãos e o poder que a I.A oferece”.

Adriane Rocha, auxiliar administrativa, tem tentado se adequar às novas formas de ser atendida quando entra em contato com empresas de maneira online. “Eu ainda sinto muita falta de um atendimento mais humanizado, principalmente quando tenho dúvidas sobre algo e não fica bem esclarecido”, afirma.

Mesmo sabendo que a inteligência artificial será fundamental para o mercado, Gustavo Rocha entende quem ainda esteja receoso. “Pela falta de maturidade do produto no mercado, ainda existe uma dificuldade de entendimento, por parte do público, sobre o que a I.A. pode entregar. Por isso, muitos ainda não percebem o valor da tecnologia”.

Para Moritz Neto, essa preocupação não é necessária em seus atendimentos. O empresário acredita que essa mecanização gera uma grande eficiência. “Muitos clientes nem percebem que estão falando com uma IA, pois ela entende perguntas, responde com precisão e direciona para um atendimento humano quando necessário”.

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