Espaço que exalta a preservação do Cerrado é inaugurado no Parque da Cidade

O Espaço Cerrado oferece atividades educativas, informativas e palestras para fomentar a educação ambiental e a preservação do bioma do DF.

Ana Morbach

Postado em 03/10/2021

No intuito de incentivar o turismo e a educação ambiental no Distrito Federal, o Espaço Cerrado foi inaugurado no dia 11 de novembro de 2021. Idealizado pelo Instituto Arvoredo, ONG que trabalha com ações de plantio de árvores e preservação do meio ambiente, o espaço fica localizado no estacionamento 11 do Parque da Cidade e conta com a parceria do Museu do Cerrado.

Aberto das 9h às 19h, de segunda a sábado, o local é composto pela sede e por dois ambientes externos, sendo um deles um tabuleiro de xadrez gigante e o outro para apresentações de rodas de dança e capoeira. Como atração principal, estão expostos mais de 10 cartazes informativos sobre a origem, a formação e a preservação do Cerrado. Neles, é possível encontrar o passo a passo de como cuidar do bioma e saber mais sobre a importância do mesmo para o país. Além disso, também ficam à disposição fotos da flora e fauna do Cerrado, disponibilizadas pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e por fotógrafos brasilienses. 

Nas palavras do diretor chefe da ONG, Humberto Lima, o novo espaço é resultado de uma longa trajetória. Após mais de 15 anos trabalhando no desenvolvimento e na produção do Instituto Arvoredo, o professor teve a iniciativa de construir o espaço depois de ver e vivenciar as dificuldades que Brasília e os outros estados que possuem o Cerrado como bioma estavam passando. 

“Como Diretor Presidente da nossa ONG, nos sentimos muito felizes e consideramos uma conquista. Nossas expectativas são muitas, entre as quais a realização de atividades que ensinem aos cidadãos de Brasília como preservar o que é nosso”, revela. 

O espaço fica no estacionamento 11 do Parque da Cidade, logo atrás do Carreira Kart/ Foto: Ana Cristina Morbach

Cerimônia de inauguração 

Na cerimônia de abertura, foram ministradas ao público palestras sobre a importância do Cerrado, da educação ambiental e dos cuidados com a natureza. De início, a professora Rosângela Corrêa, diretora do Museu do Cerrado. docente da Universidade de Brasília e ativista ambiental, realizou a palestra “Cerrado, mais que um Bioma”. Para ela, ensinar sobre o ambientalismo e suas práticas vai além de atos de preservação e de sustentabilidade, pois para se conscientizar, é preciso entender de verdade o que o Cerrado representa e como a falta dele pode causar prejuízo. 

“Pra mim educação ambiental é para adultos e não para crianças como todo mundo pensa. Vir aqui palestrar sobre isso é muito gratificante, porque eu vim para dar voz e representar esse movimento que pode até não parecer importante, mas deve ser ouvido por todos”, comenta.

Para Alessandro Gomes, parceiro e voluntário do Instituto Arvoredo, ressignificar a educação ambiental e as crenças das pessoas sobre o assunto são a questão mais importante. Fundador da Clínica de Psicologia Integrada Apsi Vida, Alessandro revela que trabalha com seus pacientes a ideia de sustentabilidade e utiliza a parceria com a ONG como o canal. Segundo ele, o Espaço Cerrado é um presente à população brasiliense. 

“O espaço é totalmente significativo porque é relacionado à vida. Ele veio em um bom momento visto que estamos passando por dificuldades ambientais. Veio para educar e mostrar às pessoas que nós ainda podemos ajudar a preservar a natureza”, afirma.

 Alessandro Gomes e sua equipe trabalham com o Instituto Arvoredo há 3 meses/ Foto: Ana Cristina Morbach