Casa da Cultura do Guará é reinaugurada

Reunindo apresentações artísticas, exposições, feiras e manifestações culturais comunitárias, a reabertura da casa de cultura adentrou o calendário de comemorações dos 57 anos da região administrativa.

Juan Sales

Postado em 23/06/2026

Reforma foi custeada pela própria Casa da Cultura e foi um investimento de aproximadamente 300 mil 

A Casa da Cultura do Guará foi reinaugurada no dia 29 de maio de 2026 com promessas de uma programação cultural revitalizada e que fará um bom uso do espaço comum. Reunindo apresentações artísticas, exposições, feiras e manifestações culturais comunitárias, a reabertura da casa de cultura adentrou o calendário de comemorações dos 57 anos do Guará e demarca a nova fase de um dos mais importantes espaços culturais da região administrativa

O espaço passou recentemente por uma ampla revitalização realizada pela Administração da RA, com orçamento superior a R$300 mil em recursos próprios. As obras contemplaram pintura interna e externa, manutenção elétrica e hidráulica, reforma dos banheiros, troca de pisos, melhorias estruturais e adequações de acessibilidade, garantindo uma melhor experiência no que tange ser o epicentro cultural da cidade. Segundo o administrador do Guará, Artur Nogueira, a entrega do espaço público representa o compromisso da atual administração com o povo.

“A reinauguração da Casa da Cultura representa mais um compromisso cumprido com a população do Guará. Investimos mais de R$300 mil na revitalização deste espaço e outros R$600 mil no Teatro de Arena, fortalecendo a cultura e valorizando os espaços públicos da cidade. Esse investimento na cultura, na convivência e na qualidade dos equipamentos públicos certamente será um dos marcos da nossa gestão”, afirmou.

Além das melhorias gerais, a reinauguração também representa um momento simbólico para a  cultura da cidade já que em maio, audiência pública realizada pelo Conselho Regional de Cultura e pela Administração Regional definiu que o espaço homenageará a professora Sônia Dourado, reconhecida como idealizadora da primeira Casa da Cultura do Distrito Federal e referência histórica na promoção de atividades artísticas e educativas no Guará.

Quem foi Sônia Dourado

A história cultural da cidade e do DF como um todo tem em Sônia Dourado um de seus principais marcos temporais. Idealizadora da Casa da Cultura do Guará, a que originou  todas outras do Distrito Federal, Sônia arquitetou e turbinou as atividades culturais que aconteciam na cidade de forma até então desorganizada. Foi a partir da iniciativa dela que a cultura guaraense se estruturou com mais intensidade e se transformou numa das mais relevantes do DF. Além de fundadora, ela foi diretora da Casa da Cultura durante a gestão de cinco dos administradores regionais, Alexandre Gonçalves, Heleno Carvalho, José Orlando, Alírio Neto e Marcos Dantas. Ninguém mais foi tão presente na história da região.

(Foto: Reprodução / Jornal do Guará)

Mas na história de Sônia Dirce Barreto Dourado, com o Distrito Federal, há uma semelhança notável com a saga da maioria dos nordestinos que migraram para Brasília em busca de melhores oportunidades que a nova capital prometia. De Irecê, no seco interior da Bahia, a família veio para Brasília na década de 60 acompanhando o pai, que era comerciante, em busca de melhores oportunidades. Ficou no cerrado sua vida inteira até passar no concurso de professor da Fundação Educacional, da Secretaria de Educação, exercendo o cargo de professora de Artes, onde aposentou-se com mais de 30 anos de magistério. 

Como foi criada a Casa da Cultura

Como professora de Artes, Sônia participou de diversos eventos por várias partes do Guará e do entorno, até que surgiu a ideia de criar a Casa da Cultura, em 2013, aproveitando da sua relação íntima de amizade com a então primeira dama do DF, Weslian Roriz esposa de Joaquim Roriz, na época governador do Distrito Federal filiado ao PL, combinado ao fato de encontrar vazio o prédio no Cave onde já houve uma churrascaria e depois uma boate.

O projeto então entregue por Sonia, da criação da Casa da Cultura do Guará, foi rapidamente aprovado por dona Weslian, que imediatamente o entregou ao seu cônjuge, Joaquim Roriz, já com a ordem de implantá-lo, como era de seu feitio questionável devido a seu histórico corrupto de quando foi ministro da Agricultura e Reforma Agrária nas primeiras semanas do governo Fernando Collor, e senador, cargo ao qual renunciou em 4 de julho de 2007, após sofrer acusações de corrupção.

Com a ajuda de Lia Samara, um artista e agitador cultural, Sônia passou a motivar a cultura da cidade com  dança, música e criou até uma banda da casa que se apresentava em eventos em todo o Distrito Federal.

A professora Sonia Dourado faleceu no dia 26 de abril de 2023 e após a reinauguração da Casa de Cultura, a mesma foi renomeada com seu nome como forma de homenagem póstuma 

Como está o lugar atualmente?

Após sua reabertura no dia 29 de maio de 2026, a Casa da Cultura recebeu diversos eventos que abrangem diferentes públicos e atividades culturais que serviram à comunidade guaraense como um todo. Porém um evento que reuniu grande parte da população no estabelecimento foi a estreia do Brasil na Copa do Mundo da FIFA 2026, que aconteceu no dia 13 de junho de 2026, no jogo entre a seleção canarinha e o Marrocos.

(Foto: Davi Raposo / Portal Guará)

Durante a partida, foram entrevistados dois jovens, Yuri e Alani, que estavam presentes, pois o pai de ambos era um dos músicos presentes no evento. Quando perguntados sobre a qualidade do evento e a infraestrutura do espaço, apesar dos dois estarem frequentando o local pela primeira vez, o casal de irmãos elogiou a qualidade do som e o ambiente como um todo.

A Casa da Cultura do Guará, após sua inauguração, vem recebendo diversos eventos e melhorando muito considerando o estado precário em que já se encontrava durante as décadas em que existiu.