PECs em Brazlândia incentivam moradores a praticarem exercícios
Pontos de Encontro Comunitário são espaços para atividade física e convivência
Postado em 26/05/2025

O Governo do Distrito Federal tem investido na expansão dos Pontos de Encontro Comunitário (PECs), com o objetivo de aumentar o acesso ao esporte e promover a saúde da população. Em Brazlândia, região administrativa do DF, a instalação de novos PECs tem sido uma prioridade, garantindo à comunidade espaços adequados para a prática de atividades físicas ao ar livre.
Desde 2019, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) tem sido responsável pela instalação e manutenção dos PECs, com o apoio das administrações regionais, que identificam as áreas mais necessitadas. Em Brazlândia, a comunidade tem se beneficiado diretamente dessas ações, com a instalação de equipamentos de ginástica que atendem a moradores de todas as idades. A dona de casa Maria Modesto Silva destaca a importância do exercício e fala sobre sua melhora. “Para mim, ter esses pontos aqui perto de casa foi um bálsamo. Até mesmo minhas dores nas pernas melhoraram. A gente percebe que fazer esporte melhora muito nossa qualidade de vida, ainda mais eu, que depois de anos voltei a fazer algum exercício”.
Iniciativas como essa têm se mostrado eficazes na melhoria da qualidade de vida dos moradores, incentivando a convivência comunitária e a adoção de hábitos saudáveis. Maria Aparecida da Silva, também moradora de Brazlândia, afirma que após começar a praticar exercícios no PEC sua glicose diminuiu. “Eu tenho diabetes; comecei a fazer caminhada e a praticar exercícios no PEC; não é fácil no começo, mas depois que pega hábito, fica muito prazeroso. É importante praticar algum exporte”.
Lucas Costa, personal trainer, que trabalha com prescrição de treinos e orientação física para diferentes públicos, diz que exercícios físicos são fundamentais para manter a saúde do corpo e da mente. “Melhoram a circulação, fortalecem músculos e ossos, regulam hormônios, reduzem o estresse e aumentam a disposição no dia a dia. Além disso, são uma das ferramentas mais eficazes na prevenção e no tratamento de doenças crônicas como hipertensão, diabetes tipo 2 e depressão”, relata.
O profissional complementa com uma dica para uso dos PECs. “A melhor dica é focar na simplicidade e na consistência. Use os equipamentos disponíveis com criatividade e priorize exercícios multiarticulares, que trabalhem mais de um grupo muscular ao mesmo tempo. Como esses espaços nem sempre têm acompanhamento profissional, vale buscar orientação prévia com um educador físico para aprender a usar os aparelhos corretamente e evitar lesões. E o mais importante: mantenha uma rotina regular. Mesmo com estrutura simples, dá pra ter muito resultado com disciplina e boa execução”.
Recentemente, o GDF anunciou um investimento de R$ 58 milhões em reforma e manutenção de parques infantis, quadras poliesportivas e PECs em diversas regiões do DF, incluindo Brazlândia. “Ah, saber que o governo está cumprindo com seu dever e mantendo esses espaços aqui é muito bom, fico feliz. Assim, pratico meu esporte e converso com minhas amigas”, relata Maria Modesto.

