Podcast: a “nova” onda da comunicação
A ferramenta online se tornou um fenômeno entre os jovens, e gera comparações com a antiga rádio.
Postado em 14/12/2021
A comunicação é algo cíclico, ou seja, que se renova de tempos em tempos. Com a era digital, a rapidez dessa mudança foi triplicada. A nova onda no mundo dos comunicadores são os podcasts, que é um conteúdo, originalmente, gerado por voz.
Chamado do ‘’novo’’ rádio, o podcast traz um diferencial para quem consome comunicação. Para o estudante de engenharia, Giuliano Alves, a grande diferença do podcast é a descontração, o poder de escolha do público em relação ao que pode ser abordado e ter várias pessoas falando sobre um mesmo tema.
‘’Eu estava habituado a escutar rádio enquanto dirigia e essa era minha forma de consumir comunicação de áudio e isso mudou muito com os podcasts porque eu me mantenho mais atento uma vez que escolho o tema ou as pessoas que quero ouvir além de separar o momento que quero escutar músicas ou que quero escutar podcasts’’, destaca Giuliano.
De acordo com a pesquisa da Associação Brasileira de Podcasters (Pod PESQUISA 2020), a estimativa é que o Brasil tenha 34,6 milhões de ouvintes do formato. Ou seja, praticamente 8% da população.Mesmo com a pandemia, o mercado nacional de podcast segue crescendo. Publicado pela companhia de tecnologia, Voxnest, o relatório State of the Podcast Universe aponta que o Brasil lidera o ranking de países onde a produção de podcasts mais cresceu desde o início de 2020.
‘’A gente observa um crescimento da popularização do podcast na mídia de massa, ele sempre foi uma ferramenta forte nos grupos específicos e com ouvintes muito engajados. A pandemia trouxe um volume alto de novos ouvintes, com um crescimento de 32% de ouvintes em relação ao ano passado’’, comenta o jornalista e membro do conselho da Associação Brasileira de Podcasters, Fred Fagundes.
Com sua linguagem e formato dinâmico, os podcasts trazem um diferencial para o seu público. Para o estudante de direito, Luiz Eduardo Carvalho, a melhor parte de um podcast é poder integrar o podcast a outras ações do dia a dia. ” Eu gosto de poder dirigir ou arrumar a casa e poder ouvir um podcast. Você consegue agregar ele no seu dia, sem precisar parar e ficar olhando para uma tela para prestar atenção’’, comenta Luiz.
Já tem um tempo que o formato está presente no mainstream. Não é à toa que o Spotify e outros streamings tenham uma interface bem desenvolvida para servir como plataforma para esse tipo de conteúdo. Recentemente uma nova onda de podcasts tem chamado a atenção dos consumidores, o chamado ”videocast”. É um estilo de gravações onde além do áudio as pessoas conseguem ter acesso à gravação do podcast, ou seja, além do áudio, a imagem.
‘’Eu gosto muito de podcast porque parece que é mais natural, uma conversa mesmo, sem um filtro e sem ser uma entrevista. Eu assisto mais no Youtube, pois assim consigo botar forma no que eu estou ouvindo ‘’, comenta o ouvinte, Igor Vasquez.
Podcasts independentes
Com a vontade de transformar o ’’papo de metrô’’ em conteúdo, aliado com o interesse em podcasts, as comunicadoras Carolina Moraes e para Giovanna Naves deram início a criação do podcast ‘’Mais Um’’.
‘‘A gente saia juntas do estágio e voltávamos para casa de metrô, e a gente ia conversando até chegar em casa e aí surgiu a ideia. Fiquei imaginando como seria se alguém só gravasse as nossas conversas’’, relembra Giovanna.
O conteúdo dos episódios é variado mas geralmente sobre: cultura, pandemia, trabalho, reality shows etc. O diferencial do ‘’Mais Um’’ é trazer um podcast bem humorado, fazendo com que seus ouvintes sintam que fazem parte daquela roda de conversa e se sintam próximos da dupla.
‘’O som é muito potente, é uma experiência que nenhum outro estímulo traz. A nossa ideia foi literalmente gravar nossas conversas e colocar dentro de um podcast’’, comenta Giovanna.
Já o podcast Plano Conjunto, dos alunos de audiovisual da Universidade de Brasília, Juan Espiñeira e Tiago Peters, traz um conteúdo inovador para quem é fã de cinema. Além de análises de filmes, trazem um olhar técnico e muitos convidados para contribuir com os conteúdos. Para produzir cada episódio, Juan comenta que eles assistem aos filmes um dia antes da gravação. Fazem pequenas anotações e ficam sem falar, entre eles, sobre o filme até o momento de gravar, para manter uma surpresa sobre suas opiniões e reações.
‘’De início, foi uma coisa experimental, como um passatempo durante a pandemia, e agora já sinto que é um trabalho. No podcast queremos um conteúdo de fácil entendimento mas que ainda assim demonstra as nossas habilidades adquiridas no nosso curso’’, ressalta Juan.
O podcast além de estar presente em plataformas de áudio, é postado no Youtube, onde você pode ver os melhores momentos do episódio. Plano Conjunto é uma experiência completa: com muito humor, informação e qualidade de conteúdos, é um prato cheio para quem é fã de cinema.
O Plano Conjunto faz parte de um coletivo de podcasters LGBTQIA + que promove podcasts de pessoas LGBTQIA +, além de trazer um suporte por meio da rede de apoio que foi criada a partir do coletivo.
Ambos os podcasts são de Brasília e estão disponíveis em todas as plataformas de áudio.
O podcast independente é uma onda que veio para ficar, sua popularização irá influenciar cada vez mais as pessoas que passaram a consumir mais e ter vontade de iniciar o seu próprio projeto. Apesar de uma quantidade massiva de conteúdos, o nicho só tende a crescer e se expandir