Brasília vista de cima: a experiência de ver a cidade do alto da Torre de TV
Com 230 metros de altura, local proporciona uma vista panorâmica de 360 graus
Postado em 03/06/2025

Cartão-postal de Brasília, na Torre de TV é possível admirar a cidade de um novo ângulo, conhecer a história e explorar a tradicional Feira de Artesanato. Seja para turistas que chegam ou moradores que buscam um passeio diferente, o local oferece um ambiente onde cultura, turismo e lazer se misturam em uma experiência única.
Com 230 metros de altura, a Torre de TV é uma das principais atrações da capital federal, proporcionando uma vista panorâmica de 360 graus que encanta visitantes de todas as idades. Inaugurada em 1967 e idealizada por Lúcio Costa, a torre é um monumento arquitetônico que vai além da sua imponência, funcionando como um espaço vivo de cultura e lazer.
O mirante da torre, localizado a 75 metros de altura, permite observar de perto os principais símbolos da cidade, como o Eixo Monumental e o Lago Paranoá. Aberto ao público de terça a domingo, das 9h às 18h45, o espaço é gratuito e oferece uma experiência acessível para quem deseja conhecer Brasília de um ângulo diferente.
Roberta Alves da Silva, estudante de Direito e moradora de Ceilândia, considera a experiência marcante. “Foi super legal, dá pra ver Brasília inteira, sem contar a feirinha que tem por ali, que é ótima pra comer alguma coisa e conhecer um pouco do artesanato local”.
Thiffany Ranielle, moradora de Samambaia e estudante, visitou a Torre de TV com a família. “Eles vieram conhecer Brasília há uns 3 anos e foi super incrível ver a cidade do alto”.
O local abriga o Museu Nacional de Gemas, que tem uma coleção fascinante de pedras preciosas brasileiras. A Feira de Artesanato da Torre reúne dezenas de expositores que tem esculturas, quadros, flores, almofadas e souvenirs, sendo um ponto de fonte de renda.
Para Estevão Lara, turismólogo de Brasília, dizer que o turismo tem fundamental importância na vida das pessoas beira o clichê. “Todos precisam do lazer e do turismo enquanto direito constitucional, muito embora por vezes a maioria ainda nem tenha acesso. É aí que entra a possibilidade do acesso ao componente turístico que está próximo à nossa casa. Por vezes não é nem necessário um deslocamento tão grande para se valer dessa prerrogativa”.
Estevão ressalta que o importante é que a utilização do espaço seja deveras bem aproveitada para as atividades que envolvem a sociedade.
Gabriel Rahone, estudante de turismo na UnB, acredita que a Torre de TV une perfeitamente turismo e lazer, pois além de oferecer uma vista magnífica da cidade projetada por Lucio Costa, oferta também uma feira repleta de produtos produzidos pela população local. “As as pessoas vão até lá não só para conhecer Brasília, mas também para passear, descansar no gramado, provar comidas típicas e curtir a atmosfera tranquila e acolhedora”.
Agora o ponto turístico oferece mais uma novidade. O City Tour Cívico é um tour guiado e 100% gratuito, com embarque direto na torre de TV. O roteiro passa pelos principais pontos turísticos de Brasília como Memorial JK, Catedral e Palácio do Planalto. Para saber mais, acesse o instagram do Brasília receptivo: @brasiliareceptivo

