Redes sociais se tornam cada vez mais influentes no consumo de livros por jovens

BookTuber por 1 dia: Estudantes do Instituto Federal de Brasília desenvolvem projeto para incentivar a leitura.

Kaillane de Sousa

Postado em 04/06/2025

As redes sociais têm transformado o modo como nos comunicamos, consumimos conteúdo e descobrimos novas histórias. Esse fenômeno também atinge a literatura, trazendo um novo fôlego para o mercado editorial. Através de vídeos curtos, resenhas dinâmicas e postagens criativas, plataformas como Instagram, TikTok e YouTube vêm aproximando leitores e ampliando o alcance de livros e autores.

É nesse contexto que surge o projeto BookTuber por 1 dia, idealizado por estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB). A iniciativa tem como objetivo principal incentivar a leitura de forma leve e atrativa, especialmente entre o público jovem. Coordenado por Camila Cândido, bibliotecária do IFB Campus Riacho Fundo, e mais duas coordenadoras, o projeto envolve cinco estudantes dos cursos integrados ao ensino médio. Juntos, eles trabalham para mostrar como a internet pode ser uma aliada no despertar do interesse pelos livros.

A dinâmica do projeto consiste em gravar vídeos curtos onde alunos e funcionários do IFB leem frases marcantes para indicar obras literárias que os inspiraram. “Uma menina compartilhou uma frase do livro e depois comentou que o professor levou cópias para que todos os alunos tivessem acesso a obra. Me mostrou a conexão que um livro pode proporcionar”, destaca Brunna Silva, uma das coordenadoras do projeto.

Frases, citações e textos que possuem o poder de transportar o leitor para mundos que apenas a imaginação consegue alcançar. Foto por: Kaillane de Sousa.

Para a estudante Anna Romeiro, de 17 anos, a leitura deve ser incentivada por entre os jovens para que os próprios reflitam sobre como a literatura pode ser vasta, e não apenas os títulos internacionais, como os nacionais. Após citar uma frase: “Normais matam mais do que loucos. Se no mundo houvesse mais loucos, haveria menos violência”, do livro Jantar Secreto, do autor Raphael Montes, a estudante destacou como o livro a fez questionar situações da vida. “Penso que isso é totalmente verdade, muitas pessoas hoje não se arriscam a viver o simples. Precisamos de mais loucos para arriscar algo novo”, afirmou a estudante. 

O potencial de iniciativas como essa se conecta com o trabalho de influenciadoras literárias, como Monily Cavaleiro, de 29 anos, estudante de Línguas Estrangeiras aplicadas pela Universidade de Brasília (UnB). Monily usa seu perfil nas redes para falar sobre suas leituras favoritas, resenhar livros e trocar ideias com seguidores. Em cada um dos seus vídeos, a influenciadora começa citando uma das frases do livro, cativando ainda mais os seus seguidores. “As redes sociais dão vantagens para as pessoas interagirem mais e divulgarem suas obras, sem a dependência de editoras e livrarias, por exemplo ”, conta ela.

Sempre com muito carisma e um sorriso cativante, Monily começa os seus vídeos interagindo com os seus seguidores. Foto: Arquivo pessoal.

Esse movimento de popularização da leitura se faz ainda mais necessário diante de dados recentes sobre os hábitos literários no Brasil. A 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2024 pelo Instituto Pró-Livro, revelou que apenas 47% da população brasileira se considera leitora, o que representa uma queda de quase 10% em relação aos 56% registrados em 2015. A média de livros lidos por habitante ao ano também caiu de 4,96 para 3,96. A pesquisa aponta que o desinteresse pela leitura e a falta de estímulo são os principais obstáculos enfrentados.

O BookTuber por 1 dia vai além de simplesmente divulgar livros: ele fortalece o papel da leitura como ferramenta de transformação social e pessoal. Com a proposta de aproximar jovens leitores e mostrar que as redes sociais podem ser espaços de diálogo e compartilhamento de histórias, o projeto demonstra que a paixão pelos livros continua viva e mais acessível do que nunca.